Cooperação, Protocooperação ou Mutualismo Facultativo é toda relação ecológica harmônica, em que ambas as espécies são beneficiadas mas uma pode viver independentemente da outra.
A protocooperação é uma relação benéfica para ambas as espécies, embora não lhes seja indispensável. Os seres associados mantêm certa independência: apenas se beneficiam das associações mais ou menos duradouras que estabelecem.
Um exemplo de protocooperação é a relação que ocorre entre o caranguejo Bernardo-Eremita (paguro) e a anêmona: o paguro serve de meio de transporte para a anêmona, e a anêmona protege o paguro contra o ataque de predadores (devido à presença de substâncias urticantes em seus tentáculos).
Outro exemplo de protocooperação é a relação que ocorre entre as aves-palito e os crocodilos: freqüentemente existem sanguessugas e restos de comida entre os dentes dos crocodilos. Por causa disto, o crocodilo abre a boca e permite que a ave-palito pouse dentro dela para se alimentar dos restos de comida e das sanguessugas. Assim, o crocodilo fica livre desses "incômodos" e a ave-palito obtém alimento de maneira fácil e segura (porque o crocodilo não fecha a boca, e nenhum predador da ave-palito se aproxima do crocodilo).
Que Legal!!
ResponderExcluirshow de bola....este blog...nos informa...muita curiosidadessss....gostei muito ...sobre a ave palito..que se alimenta dos restos de alimentos dos dentes do crocodilo...já pensou??q coragem dessa ave??PArAbèeEennssss..andré, muito massa teu BlOgggg.....VaLeUUU ..
ResponderExcluiradorei esse site para estudar para fazer um cartaz de protocooperação
ResponderExcluirMuito interessante o crocodilo não come ave palito,os animais são dimais
ResponderExcluirUau isso é legal
ResponderExcluir